|
Apresentação e estrutura dos manuscritos
Os manuscritos devem ser enviados exclusivamente através da plataforma OJS 3 (https://bit.ly/33yPkxU). Todos os autores devem se registrar com seus créditos, embora apenas um autor seja responsável pela correspondência. Nenhum autor pode submeter ou ter sob revisão dois manuscritos simultaneamente.
Os trabalhos devem ser apresentados em letra Times New Roman 12, espaçamento simples, totalmente justificados e sem tabulações ou devoluções de transporte entre parágrafos. Somente grandes blocos (autor, título, resumos, descritores, créditos e epígrafes) devem ser separados por um retorno. A página deve ter dois centímetros em todas as margens. Os trabalhos devem ser enviados em Word para PC. O arquivo deve ser anonimizado em Propriedades do arquivo para que a identificação dos autores não apareça.
Estrutura
Dois arquivos devem ser apresentados simultaneamente:
Os autores devem assinar o formato da carta de apresentação, na qual declaram que:
- O trabalho é original e inédito, e não foi considerado simultaneamente para publicação em nenhuma outra revista ou trabalho editorial.
- A apresentação e possível publicação do trabalho está de acordo com as Diretrizes para Contribuintes e a política editorial do Foro: Revista de Derecho.
- Sua participação e contribuição na concepção, desenho e implementação do trabalho, análise e interpretação dos dados, elaboração do texto e suas revisões, bem como na aprovação da versão que é finalmente submetida como anexo.
- Todos os autores têm contribuído significativamente para a pesquisa.
- Em caso de erros, eles são obrigados a fornecer retrações e a fornecer informações sobre os autores.
- Eles fornecem as informações correspondentes sobre o apoio financeiro recebido.
- Cessão de direitos, declaração de conflito de interesses e divulgação.
Os manuscritos tendem a analisar um problema e podem sugerir uma solução. Tal análise geralmente articula algumas informações de fundo para informar o leitor, antes de passar a um argumento novo. Os artigos publicados seguirão uma estrutura, contendo: resumo, introdução, análise/argumento e conclusão, de modo que eles forneçam um tratamento abrangente de uma área particular do direito. Os artigos tendem a ser formais tanto por escrito quanto na obrigação de fundamentar informações e análises em apoio substantivo abrangente através de citação consistente.
O manuscrito deve conter em sua primeira página os seguintes dados:
- Título do artigo
- Contagem total de palavras
- Número de referências bibliográficas e jurisprudenciais, exceto para legislação nacional ou internacional (constituição, leis, instrumentos internacionais).
- Nomes completos e sobrenomes de cada um dos autores em ordem de precedência (o número deve ser justificado pelo assunto, sua complexidade e extensão, sendo a média na área de três autores). No caso de mais de três autores, é obrigatório justificar substancialmente a contribuição original da equipe, pois isto será levado em conta na estimativa do manuscrito. O arquivo contendo esta justificativa deve estar em formato PDF e deve ser carregado na plataforma OJS junto com o artigo e a carta de apresentação.
- Além disso, os seguintes dados devem ser indicados para cada um dos autores:
- Nacionalidade
- Mais alto grau acadêmico
- Afiliação institucional acadêmica atual, com sua respectiva cidade e país. A filiação é dada pelo ensino ou estudos realizados em uma instituição acadêmica.
- Áreas de especialização e pesquisa (máximo 5 campos)
- Endereço de e-mail institucional
- ORCID
- Extrato de seu curriculum vitae em um máximo de 5 linhas de texto. Se houver mais de um autor, os detalhes de cada um deles devem ser incluídos
- Número de telefone
- Redes sociais que você usa e como encontrá-lo em cada uma delas.
A partir da segunda página deste arquivo, o artigo conterá o artigo sem nenhum dado referente ao(s) autor(es). Com o seguinte conteúdo:
- Título do artigo (conciso, mas informativo), em espanhol na primeira linha e, em seguida, em inglês. São aceitos no máximo duas linhas (máximo 80 caracteres com espaços). Estas não são apenas de responsabilidade dos autores, mas também dos editores. Portanto, se eles não refletirem corretamente o sentido do trabalho, ele pode ser modificado.
- Resumo em espanhol de 200 a 220 palavras, descrevendo concisamente o motivo e objetivo da pesquisa, a metodologia utilizada, os resultados mais importantes e as principais conclusões, com a seguinte estrutura: justificativa do assunto, objetivos, metodologia do estudo, resultados e conclusões. Deve ser escrito de forma impessoal: "Este estudo analisa...".
- Resumo em inglês de 180/200 palavras. Para sua preparação, como para o título e as palavras-chave, não é permitido o uso de tradutores automáticos. Os revisores também analisam este fator ao avaliar o trabalho e nossos revisores analisam o nível e o estilo lingüístico, se necessário.
- 8 palavras-chave em espanhol / Palavras-chave em inglês. O uso do Thesaurus da UNESCO é recomendado. Novos termos são aceitos somente em casos excepcionais. Os termos devem estar em Espanhol/Inglês padronizado científico.
Idioma
Todas as publicações UASB-E se esforçam por uma expressão escrita que não discrimine as mulheres ou qualquer grupo da sociedade, ao mesmo tempo em que reconhece a história, estrutura e economia do idioma, e o uso mais confortável para leitores e falantes.
Portanto, nenhum uso sexista ou sensível ao gênero será aceito, nem o uso imoderado de duplicações inclusivas ou o morfema e, @ (não é uma letra) ou x para compor palavras supostamente genéricas, que contrariem o uso de linguagem padrão.
Regras para referências
O número mínimo de referências, incluindo referências doutrinárias e jurisprudenciais, é de 30. As regulamentações nacionais e internacionais estão excluídas deste número mínimo.
Foro: Revista de Derecho segue o Chicago Deusto Manual of Style 16 (Summary Guide to the Manual of Style (5th ed.), UASB-E), e dentro deste, o Subsistema de Notas e Bibliografia (SNB):
A seguir estão alguns dos requisitos estabelecidos neste manual:
- As palavras em outros idiomas devem aparecer em itálico.
- A primeira vez que forem usadas siglas ou abreviações, elas devem ser inseridas entre parênteses após a fórmula completa.
- A bibliografia não deve ser dividida em seções e deve seguir a estrutura proposta no Chicago Deusto Manual of Style 16 (Abridged Guide to the Manual of Style (5ª ed.), UASB-E).
- DOI deve ser incluído em todas as referências que o transportam no seguinte formato: https://doi.org/XXXXXX.
- Todos os endereços web de referências foram abreviados para https://bitly.com.
- Em imagens, mapas, quadros, gráficos, figuras e tabelas:
- Eles devem ser incorporados ao texto de forma ordenada.
- Devem conter fontes de referência completas (sobrenome, ano, número de página), espaçamento simples, 10 pontos.
- Cada um deve ter um título e um número seqüencial.
- As fotografias devem ser enviadas em cores, em qualidade de impressão no formato PNG ou JPG.
- Além de fotografias, mapas, tabelas estatísticas ou gráficos também devem ser apresentados em cores.
- As mesas podem estar em preto e branco.
- Recomenda-se a inclusão de tabelas e gráficos com design 3D.
- Se as tabelas, gráficos ou quadros forem produzidos pelo próprio autor, isto deve ser indicado com a frase "produzido por ele mesmo".
Importante
- Gráficos, tabelas, gráficos e figuras (ilustrações, imagens, mapas, etc.) que não foram criados no Word devem ser apresentados como arquivos digitais individuais, em alta resolução e no programa em que foram criados. No caso de imagens, devem ter uma resolução de 300 DPI.
- O(s) autor(es) deve(m) apresentar um documento (ver formato) que certifique(m) expressamente que tem(m) autorização para utilizar imagens, fotografias, mapas, quadros, gráficos, figuras e/ou tabelas, seja porque são de domínio público, seja porque os titulares dos direitos autorizaram, seja porque a natureza de seu trabalho está em conformidade com os parâmetros de uso justo, de acordo com a regulamentação equatoriana. A certificação deve detalhar as imagens, fotografias, mapas, quadros, gráficos, figuras e/ou tabelas utilizadas, especificando a respectiva fonte.
Exemplo de citação da SBN (recomendamos a revisão do Summary Guide to the Manual of Style (5ª ed.), UASB-E):
Nota de rodapé
Paula Carlino et al., Leer y escribir para aprender en las diversas carreras y asignaturas de los IFD que forman a profesores de enseñanza media: Concepciones y prácticas declaradas de los formadores de docentes (Buenos Aires: Ministerio de Educación de la Nación, 2013), 34-5, http://www.bnm.me.gov.ar/giga1/documentos/EL005906.pdf
Bibliografia
Carlino, Paula, Patricia Iglesia, Leandro Bottinelli, Manuela Cartolari, Irene Laxalt, y Marta Marucco. Leer y escribir para aprender en las diversas carreras y asignaturas de los IFD que forman a profesores de enseñanza media: Concepciones y prácticas declaradas de los formadores de docentes. Buenos Aires: Ministerio de Educación de la Nación, 2013. http://www.bnm.me.gov.ar/giga1/documentos/EL005906.pdf
- Artigos em periódicos científicos ou académicos
Nota de rodapé
Liliana Weinberg, “El lugar del ensayo”, CELEHIS: Revista del Centro de Letras Hispanoamericanas 21, n.o 24 (2012): 20.
Bibliografia
Weinberg, Liliana. “El lugar del ensayo”. CELEHIS: Revista del Centro de Letras Hispanoamericanas 21, n.o 24 (2012): 13-36.
Nota de rodapé
Ecuador Corte Provincial de Justicia de Pichincha Sala de Familia, Mujer, Niñez, Adolescencia y Adolescentes Infractores, “Sentencia”, en Juicio n.o: 17141-2014-1998, 26 de septiembre de 2014, 3.
Bibliografia
Ecuador Corte Provincial de Justicia de Pichincha Sala de Familia, Mujer, Niñez, Adolescencia y Adolescentes Infractores. “Sentencia”. En Juicio n.o: 17141-2014-1998. 26 de septiembre de 2014.
Nota de rodapé
Corte IDH, “Sentencia de 23 de noviembre de 2010 (Excepciones Preliminares, Fondo, Reparaciones y Costas)”, Caso Vélez Loor vs. Panamá, 23 de noviembre de 2010, párr. 120, http://www. corteidh.or.cr/docs/casos/articulos/seriec_218_esp2.pdf
Bibliografia
Corte IDH. “Sentencia de 23 de noviembre de 2010 (Excepciones Preliminares, Fondo, Reparaciones y Costas)”. Caso Vélez Loor vs. Panamá. 23 de noviembre de 2010. http://www.corteidh.or.cr/docs/casos/articulos/ seriec_218_esp2.pdf.
Foro: Revista de Derecho tem um acervo bibliográfico de mais de 270 artigos publicados. A fim de manter a coerência com a linha editorial, recomenda-se que esta literatura seja revisada. Entretanto, a saturação das auto-citações (tanto dos autores como desta revista) deve ser limitada e cuidadosamente controlada.
Seções
As contribuições para esta seção tratarão de uma linha temática dentro do tema central da chamada atual. Esta seção é coordenada por especialistas na área.
Os artigos desta seção terão entre 5.000 e 6.000 palavras, incluindo o corpo do artigo como notas de rodapé, lista de referências, título, resumo e palavras-chave. Além disso, eles terão um número mínimo de referências, incluindo referências doutrinárias e jurisprudenciais, de 30.
As contribuições para esta seção da revista podem ser:
- Artigos acadêmicos: seção de árbitros. Acolhemos artigos acadêmicos que são o resultado de projetos de pesquisa que fornecem respostas a problemas legais nas esferas nacional, regional e internacional, resultantes dos processos de análise, reflexão e produção crítica do Direito, e que atendem à atual convocação de trabalhos.
- Análise dos julgamentos: seção de árbitros. Esta seção recebe análises de julgamentos atuais ou emblemáticos que estão relacionados com o tema da atual convocação de trabalhos. Alguns elementos que o escritor poderia destacar são: problemas legais que foram abordados, os argumentos das partes, o raciocínio / métodos de argumentação e análise crítica da razão decidendi.
Datas de submissão: Os autores podem submeter manuscritos para a seção monográfica durante as datas estabelecidas na atual chamada para trabalhos.
Contribuições variadas dentro dos eixos temáticos da Revista:
- Pluralismo, diversidades e não discriminação
- Direitos, justiça e sociedade
- Constituição econômica, mercado e globalização
- Fundamentos e teorias críticas do direito
- Estado, administração pública e democracia
Os artigos desta seção devem ter entre 5.000 e 6.000 palavras, incluindo o corpo do artigo, as notas de rodapé, a lista de referências, o título, o resumo e as palavras-chave. Além disso, haverá um número mínimo de referências, incluindo referências doutrinárias e jurisprudenciais, de 30.
As contribuições na revista para esta seção podem ser:
- Artigos acadêmicos: seção de árbitros. Acolhemos artigos acadêmicos que são o resultado de projetos de pesquisa que fornecem respostas a problemas legais nas esferas nacional, regional e internacional, resultantes dos processos de análise, reflexão e produção crítica do Direito, e que atendem à atual convocação de trabalhos.
- Análise dos julgamentos: seção de árbitros. Esta seção recebe análises de julgamentos atuais ou emblemáticos que estão relacionados com o tema da atual convocação de trabalhos. Alguns elementos que o escritor poderia destacar são: problemas legais que foram abordados, os argumentos das partes, o raciocínio / métodos de argumentação e análise crítica da razão decidendi.
Datas de submissão: Para esta seção, os autores podem submeter manuscritos para avaliação sem data pré-determinada, embora, para fins de entrada, eles serão considerados como tendo sido recebidos no último dia da chamada de artigos para o tema monográfico.
|
|